A experiência de compra é um dos fatores fundamentais para o encantamento e para a fidelização do cliente, principalmente nos e-commerces.
Nesse sentido, para se destacar no mercado e oferecer um diferencial, a experiência de compra pode ser uma excelente estratégia para o seu negócio digital.
Sendo assim, trouxemos um guia completo de como aprimorar a experiência de compra do seu usuário e ter bons resultados em seu e-commerce.
O que é a experiência de compra?
Antes de tudo, é importante compreender o que é a experiência de compra e porque ela é essencial para o seu negócio, principalmente o digital.
Conceitualmente, a experiência de compra é tudo aquilo que o cliente percebe ao longo da sua compra, desde o início até o pós-venda, estando diretamente ligado com a percepção de valor e qualidade do consumidor.
Sendo assim, investir nessa experiência é fundamental para se destacar no mercado, pois quanto mais o cliente se sentir único e satisfeito maior será a fidelidade com o negócio.
Inclusive, alguns consumidores relatam que até preferem pagar mais caro em alguns produtos para ter o melhor, seja no atendimento, no produto ou até mesmo no pós-venda.
Contudo, no mercado digital, é necessário ir além de um bom atendimento, da qualidade do produto e da entrega.
Detalhes como um site atualizado e funcionando de forma segura também fazem parte dessa experiência de compra.
Motivos da frustração dos clientes
Nesse sentido, compreender a frustração dos consumidores faz toda a diferença no momento de criar estratégias e oferecer uma experiência de compra que seja única.
São pontos que fazem toda a diferença e que geralmente estão em pauta quando se trata de frustração ou insatisfação:
- Atraso nas entregas;
- Produto com baixo custo-benefício, que não atende as expectativas e necessidades do consumidor;
- Produtos com defeito e problemas no momento da troca ou do suporte;
- Falta de clareza nas informações e descrições do produto, deixando o cliente em dúvida no momento da compra;
- Problemas no site ou na loja virtual, principalmente quando o consumidor não consegue acessar a partir do seu celular.
Perceba que os itens acima estão diretamente relacionados com a percepção de valor e de qualidade dos clientes acerca dos produtos oferecidos.
A partir destes itens, é possível criar estratégias para melhorar a experiência de compra dos consumidores e agregar valor, fidelizando os clientes.
Dicas para melhorar a experiência de compra dos seus usuários
Para fortalecer as suas estratégias e melhorar a experiência de compra dos seus clientes, trouxemos as principais dicas para transformar o seu negócio e gerar valor em todo o processo de compra.
Identifique as necessidades e desejos dos seus usuários
Um dos primeiros pontos a tratar no processo de vendas é conhecer o consumidor e saber quais as suas necessidades e desejos, para colocá-lo como centro da sua estratégia.
Sendo assim, você deve analisar aspectos como:
- Quais as necessidades, desejos e motivações do cliente no momento da compra;
- Em quais canais e redes sociais o seu cliente está mais presente;
- Quais as suas expectativas sobre o produto e sobre a marca;
- Como flui o diálogo entre a sua empresa e o consumidor.
Estes itens são essenciais para compreender como se forma todo o processo de compra, incluindo o atendimento, estratégias de marketing, percepção de valor e necessidades.
Descreva o seu produto com todos os detalhes possíveis
Outro ponto que faz toda a diferença na experiência de compra são as descrições dos seus produtos.
Pense da seguinte forma: você compraria algum produto em um site onde tudo é confuso e os produtos não possuem informações que lhe auxiliem a tomar a decisão da compra?
Nesse sentido, descrever o seu produto com clareza, dando todos os detalhes possíveis é essencial para a finalização da compra e satisfação do cliente.
Mantenha as imagens dos produtos atualizadas
Tal como a descrição, as imagens dos produtos são uma das partes principais para uma experiência de compra excelente.
Sendo assim, faça fotos atrativas, demonstrando os detalhes do seu produto em diversos ângulos e possibilitando o zoom, para que o consumidor consiga ver todos os detalhes e decidir da melhor forma possível.
Outro detalhe que faz toda a diferença é criar um texto alternativo para acompanhar a foto, que auxilie o cliente no momento da compra mesmo que a imagem não carregue.
Crie um site responsivo
Por falar em acesso ao site, criar um site responsivo é um dos pontos que mais fazem a diferença no momento e na experiência de compra.
De modo geral, um site responsivo é aquele que é fácil de usar, que pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo e que carrega todos os itens com facilidade.
Além disso, o seu site deve refletir a sua marca em todos os detalhes, incluindo a parte visual. Portanto, você pode melhorar a experiência de compra oferecendo um site intuitivo, agradável aos olhos e atraente.
Comunicação é tudo
Em qualquer que seja a relação, a comunicação é essencial para um bom acordo entre as partes, e na experiência de compra não seria diferente.
Quando falamos de comunicação, estamos nos referindo ao atendimento tanto no momento da compra quanto no pós-venda, que é onde podem surgir dúvidas ou reclamações.
Por isso, crie um canal de comunicação segura e eficaz, para que o consumidor consiga obter respostas rápidas e efetivas, fazendo com que ele confie em sua marca e se sinta satisfeito.
Ofereça vantagens aos seus clientes
Por último, mas não menos importante, você pode melhorar a experiência de compra oferecendo vantagens e criando promoções que despertem a necessidade em seu consumidor.
Nesse sentido, você pode oferecer programas de vantagens e fidelidade, tal como descontos progressivos.
Além disso, gerar a expectativa e demonstrar a sua autoridade irá mudar toda a experiência de compra, já que você irá despertar o interesse e a necessidade no consumidor.
Conclusão
A experiência de compra é um dos fatores essenciais para o crescimento da sua loja ou negócio virtual.
Por isso, investir na melhoria contínua do seu processo de venda como um todo é essencial para valorizar o seu cliente e proporcionar o melhor, trazendo assim resultados extraordinários.