Ter uma boa descrição de produtos faz toda a diferença no momento das vendas, já que ela vai muito mais além do que descrever os produtos e colocar as informações abaixo das imagens.
A descrição dos produtos, quando feita de forma correta, é capaz de aumentar a sua autoridade no mercado, além de converter muito mais clientes.
Portanto, se você deseja saber como deixar a descrição de produtos muito mais atraente, leia este artigo até o final.
O que é a descrição de produtos?
Conceitualmente, a descrição de produtos tem como objetivo informar, educar e convencer os clientes a comprarem aquele item, sendo a base de um e-commerce de sucesso.
Sendo assim, as descrições devem solucionar todas as dúvidas do cliente, além de convencê-lo a comprar o produto, com base nos seguintes questionamentos:
- O que é o produto?
- Quais necessidades ele pode atender?
- O que ele possui de diferente dos demais?
- Como ele é feito?
- Como deve ser usado.
Além desses tópicos, uma boa descrição de produtos também contextualiza o cliente sobre o uso e o funcionamento do produto, para que o cliente entenda a importância e a vantagem de comprá-lo naquele momento.
Por que uma boa descrição de produto é importante?
Criar uma boa descrição de produtos é essencial para converter clientes e para ranquear o seu site nos buscadores como o Google.
Além disso, a descrição de produtos também aumenta a confiança e a autoridade da sua marca, já que você demonstra que se preocupa com a qualidade do atendimento e com a comodidade do consumidor.
Um texto ou uma descrição genérica demonstra falta de conhecimento sobre o produto, gerando a dúvida no consumidor, que pode desistir de realizar a compra.
Outro detalhe que é trabalhado em uma boa descrição de produtos é o poder do convencimento.
Uma descrição atrativa, que convide o consumidor a desejar o produto converte muito mais do que uma descrição meramente informativa.
Entretanto, existe o outro lado das descrições, que é o que está relacionado com os mecanismos de busca do Google.
Existe um conjunto de técnicas que tem como principal objetivo gerar mais tráfego, ou seja, maior volume de acessos para o seu site, e a descrição de produtos faz parte dessa técnica.
Dito isto, vamos para as dicas de como criar uma excelente descrição de produtos e converter muito mais.
Como criar uma excelente descrição de produtos e converter mais
Antes de tudo, uma boa descrição de produtos deve trabalhar os seguintes pontos básicos:
- Composição do produto, se ele é orgânico ou não, se é livre de crueldade animal, vegano ou não;
- O que é o produto em si, o que ele oferece e o que o cliente irá receber ao comprá-lo;
- Em alguns produtos, as medidas devem estar muito bem detalhadas, de forma que o cliente consiga visualizar e compreender as dimensões do produto;
- Textos que facilitem a leitura do cliente e que destaquem os pontos mais importantes, com textos rápidos e descomplicados.
Dito isso, vamos à parte prática da criação da descrição de produtos.
Trabalhe de acordo com a sua persona
Antes de escrever a descrição dos seus produtos, você deve saber para quem irá escrever, ou seja, quem é a sua persona.
Construir a persona irá lhe auxiliar a direcionar o seu texto, que deve chamar a atenção do consumidor, convencendo-o e mostrando o quanto ele precisa daquele produto.
Utilize palavras-chave na descrição de produtos
Como falamos, as palavras chaves são essenciais para as estratégias de otimização dos mecanismos de busca (SEO).
Sendo assim, quanto mais otimizado for o seu texto, maiores serão as suas chances de aparecer entre os resultados mais relevantes do Google.
Dessa forma, as palavras-chaves devem ser pensadas de acordo com as pesquisas mais populares sobre o termo, pois é a partir desses termos que os consumidores chegarão à sua página.
Entretanto, é importante dizer que as palavras-chaves devem aparecer na descrição de produtos de forma natural, para que o texto não se torne repetitivo e cansativo.
Alinhe a descrição do seu produto com a sua marca
Outro detalhe que faz toda a diferença é ter uma comunicação alinhada com a sua marca, que é o que você oferece para os consumidores.
Este ponto vai muito mais além da linguagem e das palavras-chaves, já que incluem aspectos como o tom de voz e como ele se relaciona com a sua marca e sua visão de mundo.
Aqui, você deve considerar qual a linguagem que se adequa melhor à sua marca e aos seus consumidores, direcionando a descrição de produtos para os consumidores, colocando-os no centro.
Storytelling faz a diferença
O storytelling consiste em contar uma história, contextualizando o seu produto ou a sua campanha, chamando a atenção da persona.
Utilizar o storytelling irá te auxiliar a criar uma descrição de produtos mais rica, focada no cliente e em suas emoções, convertendo-o e convencendo-o a consumir no seu e-commerce.
Uma das estratégias para criar uma excelente descrição de produtos é contar uma história que se assemelhe à vida real da persona, seus desejos, problemas, dores e necessidades, demonstrando a importância do produto para o dia a dia.
Associe atributos e benefícios
Outra grande dica para uma descrição de produto é associar os atributos e benefícios do produto, demonstrando a sua importância e usabilidade.
De modo geral, os atributos são o que o produto traz, como por exemplo, costura reforçada. Já os benefícios é tudo o que o produto oferece ao cliente, como por exemplo, longa durabilidade.
Nesse sentido, o que importa é demonstrar que o produto será um grande investimento para o cliente.
Trabalhe os sentimentos do seu público
Outra dica essencial para construir uma boa descrição de produtos é utilizar palavras que trabalhem os sentimentos do seu público-alvo, estimulando-os a consumir.
Geralmente, estas palavras são adjetivos sensoriais, como por exemplo:
- Textura aveludada;
- Fragrância marcante e ousada;
- Sabores únicos e encorpados.
Todos estes adjetivos devem ser pensados de acordo com o seu produto, demonstrando o quão rico ele é e como ele marcará a vida do cliente.
Conclusão
Criar uma boa descrição de produtos é muito mais do que descrever e trazer informações, mas sim criar meios para converter o seu cliente através da escrita.
Sendo assim, trabalhe as sensações unidas à uma comunicação clara e rica, que demonstre profissionalismo e autoridade.