O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na geração de valor de uma marca ou produto, baseada na produção de conteúdos que atendam as necessidades de um público específico.
Dessa forma, é possível entregar exatamente o que o seu público está buscando, o que torna a intenção de compra algo natural.
Esta estratégia, está diretamente ligada ao inbound marketing ou funil de vendas, onde, em cada etapa, você aborda seus leads de maneiras diferentes, levando-os para o final do funil, onde a compra é efetivada.
Mas, de que forma usar, e o que entregar em cada etapa?
É o que vamos detalhar logo abaixo.
Método AIDA como estratégia de marketing de conteúdo
Todo funil de vendas é composto pelas seguintes etapas:
Atenção, Interesse, Desejo e Ação, que no marketing digital é conhecido também, como AIDA, considerado um dos maiores fundamentos do marketing de conteúdo e da prática da propaganda.
Em cada etapa usa-se uma abordagem diferente, e vamos detalhar cada uma delas agora.
Atenção
A atenção é o 1° desafio, e tem como objetivo fazer com que o visitante perceba a oferta e/ou conheça sua marca/produto.
E, pode ser feita, através de um slogan atraente, uma headline poderosa, uma promoção ou apresentando a solução para o eventual problema do consumidor.
Interesse
Capturada a atenção do lead, o próximo passo é gerar o interesse dele para seu produto/serviço, e a melhor maneira de fazer isso é destacando os benefícios, em vez das características do seu produto.
Um grande exemplo dessa técnica podemos ver no lançamento dos Smartphones da Apple, onde, eles focam na experiência que seus clientes terão ao adquirir seus aparelhos e no quão prazeroso será.
Sendo que, as características físicas dos celulares ficam em último plano.
E é isso, que seus potenciais clientes querem saber a respeito do seu produto/serviço – do quão vantajoso será para eles a aquisição do que você tem a oferecer.
Os benefícios, as vantagens, são o que vão ganhar o interesse do seu público. Lembre-se sempre disso!
Desejo
Desperte o desejo do consumidor pelo seu produto/serviço.
Uma das formas mais usadas pelos empreendedores na hora de despertar o desejo do seu público é através de indicadores de confiabilidade, ou seja prova social, que pode ser depoimentos, comentários em posts, lista de clientes, garantias.
Isto porque as pessoas tendem a confiar em algo que já foi testado e aprovado por outras pessoas, além de despertar a vontade de adquirir seu produto.
Por esse motivo, use e abuse das provas sociais na hora de divulgar seu produto/serviço.
Ação
Passadas as três primeiras etapas, é o momento de chamar para ação. Aqui é a hora do call-to-action, chamada para ação ou simplesmente CTA.
Que pode ser algo como uma página de check-out, um contato de WhatsApp, ou qualquer outro meio que leve o cliente a entrar em contato com você para fechar a venda.
O CTA deve sempre aparecer com caráter de urgência, como clique agora, adquira já ou eu quero.
Sabendo como utilizar cada umas dessas etapas, com certeza seus ganhos serão maiores.
Mas, para que esta estratégia funcione de verdade, você precisa direcioná-las para as pessoas certas, e para isso, você precisa ter definido o seu público-alvo.
E, é o que veremos no nosso próximo tópico.
De que forma o público-alvo influencia no marketing de conteúdo?
O público-alvo, nada mais é, do que um grupo de consumidores para os quais você irá direcionar seus anúncios, ou seja, são as pessoas que estão mais propensas a consumir o seu produto/serviço.
Vamos exemplificar, para ficar bem claro.
Se você trabalha com venda de produtos de maquiagem, o seu público-alvo serão mulheres que usam maquiagem, certo.
Porque, existem mulheres que não usam, e estas não irão se interessar pelo seu produto, e é aí que entra uma etapa muito importante, que é o conhecimento que você precisa ter do seu nicho, para assim, poder criar conteúdos direcionados para seus potenciais clientes.
Mas, como identificar o seu público-alvo?
Antes de tudo, você precisa responder a três perguntas fundamentais:
Qual o problema que seu produto ou serviço resolve?
Qual o perfil das pessoas que mais tem o problema que o seu produto ou serviço resolve e em que situação elas utilizam?
Há grupos distintos que podem utilizar seu produto de diferentes maneiras?
Respondendo a estas 3 perguntas, você já poderá definir o seu público e você pode fazer isso através de pesquisas, para determinar os seguintes critérios:
- Idade
- Sexo
- Formação educacional
- Poder aquisitivo
- Classe social
- Localização
- Hábitos de consumo
Exemplo:
Mulheres entre 25 e 45 anos
Ensino médio completo
Estudam ou trabalham a maior parte do tempo
Moram em Codó e cidades vizinhas
Ganham entre R$1.000,00 e R$3.000,00 mensais
Sonham em abrir o seu próprio negócio
Agora que você já sabe, como determinar o seu público-alvo, chegou a hora de identificar a sua Buyer Persona, que é o perfil do seu cliente ideal.
A importância da persona para o marketing de conteúdo
Com certeza você já ouviu essa frase:
“Quem quer agradar a todos acaba não agradando ninguém”.
E esta frase é ainda mais verdadeira quando aplicada no marketing de conteúdo para atrair mais clientes.
Por isso, defina quais tipos de pessoas você quer atrair para o seu negócio, e concentre-se em conhecer melhor o seu público-alvo.
Como visto no tópico anterior, o público-alvo trata-se de um grupo específico de consumidores ou organizações, que compartilham um perfil semelhante.
E, é a partir desse público, que você definirá a sua Buyer Persona.
Mas, você sabe o que é, e qual a importância de ter definida a sua persona?
A Buyer Persona, ou simplesmente Persona, é a caracterização fictícia do seu cliente ideal, com nome, idade, dores, desejos, dentre outras características que te ajudarão a entender melhor o seu cliente, e entregar exatamente o que ele quer e/ou precisa.
Conhecendo bem a sua persona, você poderá criar estratégias de marketing de conteúdo direcionadas para quem é o seu cliente ideal.
E dessa forma, você aumentará a sua carteira de clientes satisfeitos e consequentemente obterá mais vendas.
Apesar de muitas pessoas confundirem público-alvo e persona, esses dois termos são completamente diferentes.
Porque, uma vez que o público-alvo se caracteriza como um conjunto de pessoas com perfis semelhantes, a persona traz dados mais específicos, que vão além da idade, sexo e dados demográficos.
Vejamos abaixo quais critérios utilizamos para definir a buyer persona:
- Idade
- Cargo
- Renda
- Vida familiar
- Hábitos
- Frustrações
- Desafios
- Sonhos
- Crenças
- Hobbies
- Estilo de vida
- Hábitos de compra
- Quais mídias prefere
- Quais tecnologias usa
- Onde busca informação
Conclusão
Com a definição do seu público-alvo e da sua persona fica mais fácil criar conteúdos específicos e que agregam valor para seu público.
E assim, você aumenta sua carteira de clientes e pode vender muito mais todos os dias.
Nós sabemos o quão complexo pode ser o marketing de conteúdo e para que seu negócio não deixe a desejar neste quesito fundamental, você pode contar com agências especializadas no assunto.