07 Causas de abandono de carrinho e como solucioná-las

Como solucionar causas de abandono de carrinho

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Você já ouviu falar em abandono de carrinho? No e-commerce, o carrinho de compras é o local onde o cliente coloca todos os produtos que ele deseja comprar.

Entretanto, existem alguns fatores que influenciam no abandono de carrinho, e em contrapartida, existem meios e estratégias para solucionar este problema.

Sendo assim, se você deseja saber mais sobre o carrinho abandonado e como solucioná-lo, leia este artigo até o final.

O que é o abandono de carrinho?

Conceitualmente, o abandono de carrinho é quando o cliente escolhe os produtos em seu site, mas não finaliza a compra.

Geralmente, esse abandono possui razões que são muito mais comuns do que se imagina, como por exemplo, o preço do frete maior do que o do produto, ou ainda a demora no prazo de entrega.

Sendo assim, o abandono de carrinho é um dos grandes problemas do e-commerce, pois quanto maior a taxa de abandono menor é a taxa de conversão de clientes.

Dessa forma, é importante criar estratégias que diminuam as taxas de abandono de carrinho, eliminando as causas desse abandono no momento da finalização da compra.

07 causas do abandono de carrinho

É muito comum se perguntar o que motivou o abandono de carrinho, tentando identificar as causas do problema para reduzi-las.

Contudo, antes de tudo, é importante compreender que as compras pela internet são influenciadas por diversos fatores, e que o problema pode não ter raiz técnica, como problemas em seu site.

Sendo assim, trouxemos as principais causas do abandono de carrinho a seguir.

Valor do frete alto

Um dos motivos para o abandono de carrinho é o valor do frete. Em muitos casos, o frete pode sair grátis para determinadas regiões do país, como por exemplo, Sudeste e Centro-Oeste.

Entretanto, em regiões mais distantes como o Norte e Nordeste, o frete tende a ser muito mais caro, o que motiva o abandono de carrinho, já que muitas vezes o cliente pode encontrar o frete mais caro do que o produto.

Outro detalhe que também desmotiva o cliente no momento da compra é o cálculo do frete somente no carrinho, surpreendendo o cliente e fazendo-o desistir.

Valor mínimo para frete grátis

Outro fator que pode ser a causa do abandono de carrinho é o valor mínimo de compra para ter o benefício de frete grátis.

Em alguns casos, o cliente pode até tentar preencher o valor mínimo com produtos que estavam em sua lista de desejos, mas quando ele escolhe tudo e ainda assim não alcança o valor, acaba desistindo da compra.

Prazo de entrega muito alto

Outra grande causa do abandono de carrinho é o prazo de entrega muito distante, ou ainda, uma entrega demorada.

Normalmente, os consumidores buscam comprar pela internet devido a facilidade e a rapidez na entrega. Porém, quando os prazos são maiores do que esperado, o cliente prefere ir à uma loja física, abandonando o carrinho.

Entretanto, é importante dizer que você não deve informar um prazo fictício, pois assim você não terá confiabilidade no mercado e o cliente nunca mais comprará com você.

Formas de pagamento limitadas

Como dissemos, o cliente que escolhe comprar online está em busca de rapidez e comodidade, inclusive nos métodos de pagamento.

Sendo assim, um dos motivos do abandono de carrinho é a ausência ou limitação de métodos de pagamentos no momento da compra.

Dessa forma, se o cliente não encontra o método que mais lhe agrada, acaba desistindo da compra, ou ainda, esquecendo de pagar o boleto de compensação, o que é altamente prejudicial para o seu negócio.

Falando ainda sobre as formas de pagamento, alguns clientes acabam abandonando o carrinho quando a opção de parcelamento oferece juros muito altos, desmotivando-o no momento da compra.

Problemas de usabilidade e site não responsivo

Sites que não são responsivos e que não investem em usabilidade também possuem altas taxas de abandono de carrinho.

Quanto mais difícil for o acesso ao seu site, maior será a probabilidade do seu cliente desistir da compra.

Outro detalhe que também pode ser considerado um grande fator do abandono de carrinho é a falta de informações, ou ainda, informações confusas, que deixam o cliente em dúvida no momento da compra.

Além disso, sites muito lentos, pesados, que não carregam e que abrem diversas abas de redirecionamento são os grandes vilões do e-commerce.

Indecisão por parte do consumidor

Outro fator que pode ser influenciar no abandono de carrinho é a indecisão por parte do consumidor.

Geralmente, este tipo de consumidor está navegando no site, escolhendo produtos sem saber se realmente irá comprar ou não. Ou seja, ele não está pronto ou decidido a finalizar a compra.

Distração no momento da compra

Pode não ser tão comum, mas a distração no momento da compra também pode influenciar no abandono de carrinho.

Muitas vezes, o cliente está buscando preços e opções de produtos, colocando-os no carrinho, e ao abrir muitas abas, acaba esquecendo de finalizar a compra.

Como evitar o abandono de carrinho

Existem algumas estratégias que podem ser levadas em consideração para evitar o abandono de carrinho.

A primeira delas é o retargeting, que está relacionada com a estratégia de incentivar o cliente a voltar para o seu site e finalizar a compra.

Sendo assim, você pode investir em campanhas do Google ou do Facebook, voltadas para este público, convidando-os de forma atrativa a acessar o seu site novamente.

Além disso, você pode informar o cliente que ficaram alguns itens no carrinho, podendo ser por e-mail ou por sms.

Outra estratégia para evitar o abandono de carrinho é trazer todas as informações muito claras para o seu cliente antes dele chegar no carrinho.

Dessa forma, deixe claro o valor do produto, do frete e o prazo de entrega antes de chegar ao carrinho, para que não haja a desistência no momento da compra.

Também podemos citar como estratégias para evitar o abandono de carrinho:

  • Mudança nas políticas de frete, caso ele seja o grande motivador da desistência em seu e-commerce;
  • Oferecer diversos métodos de pagamento, de acordo com os hábitos de consumo do seu público-alvo;
  • Trazer informações e conteúdos que eduquem o público e reduzam a indecisão;
  • Página de checkout responsiva, acessível e intuitiva.

Conclusão

O abandono de carrinho é muito mais comum do que se imagina, contudo é completamente possível reverter esse quadro e criar estratégias para evitar a desistência da compra.

Sendo assim, avalie quais os principais motivos dos abandonos de carrinho em seu e-commerce e aplique as estratégias de maneira contínua, oferecendo soluções e facilidades aos seus clientes.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

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