10 dicas para Vender mais nas Datas Comemorativas

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As datas comemorativas são de grande importância para o comércio, incluindo o comércio digital. 

Nestas épocas, o consumo se eleva pelo sentimento de presentear e de fazer aquele momento especial ao lado de quem se ama, seja qual for a data. 

Sendo assim, trouxemos 10 dicas para aumentar ainda mais as suas vendas em épocas festivas ao longo de todo o ano. Portanto, para saber mais, leia o artigo até o final.

Passo a passo para vender mais nas datas comemorativas

Antes de tudo, é importante dizer que datas comemorativas não são apenas as datas como o Natal, Ano Novo, Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais ou Dia dos Namorados. 

Como modo de aquecer o mercado e alavancar as vendas, existem datas comerciais que já fazem parte dos hábitos de consumo, como por exemplo, o Dia do Consumidor e a Black Friday. 

Estas datas se tornaram tão importantes que algumas pessoas esperam o ano todo para comprar aquilo que tanto desejam ao longo do ano, e, por isso, utilizar essas datas também é uma estratégia para aumentar as suas vendas. 

Sendo assim, acompanhe as dicas a seguir para vender muito mais nas datas comemorativas. 

Planeje as suas datas com antecedência 

Primeiramente, é importante dizer que o primeiro passo não é vender, e sim planejar as suas vendas e as suas campanhas. 

Assim, aproveite para planejar quais serão as datas comemorativas que você irá utilizar para vender, quais as campanhas e o que irá fazer em cada uma delas. 

Construa o seu calendário de vendas 

Calendário de vendas

Este passo é um complemento do passo anterior, que consiste em construir um calendário com as datas comemorativas e com o planejamento das campanhas em cada uma delas. 

Aqui, é fundamental estabelecer as datas, estratégias e objetivos de cada uma delas, para não ter problemas futuros. 

Além disso, você pode criar datas e promoções, como por exemplo, um salão de beleza pode oferecer serviços especiais no Dia da Mulher, tal como uma cafeteria pode criar combos no Dia Mundial do Café. 

Neste calendário, também é importante criar movimento nas semanas mais fracas do mês, oferecendo vantagens e descontos especiais nas épocas de baixa. 

Venda produtos relativos às datas comemorativas 

Aqui, você pode testar a possibilidade de explorar os subnichos relacionados às datas comemorativas

Por exemplo, em datas como o Natal e o Ano Novo, em que as roupas tem cores muito específicas, por que não oferecer uma coleção exclusiva para as crianças? 

No Dia das Mães, você pode oferecer um look no estilo “Tal Mãe, tal filho”, com peças semelhantes. 

Conheça o comportamento do seu cliente 

Conhecer o comportamento do cliente é fundamental para ter sucesso nas vendas. 

Sendo assim, pense o seguinte: em algumas datas, como por exemplo, no Dia das Crianças e no Natal, os clientes geralmente compram mais de um presente. 

Você pode aproveitar esse comportamento e oferecer descontos progressivos para chamar a atenção dos clientes, fazendo com que ele compre em sua loja. 

Ofereça ofertas reais e atrativas 

Black friday

Este é um dos pontos mais delicados nas campanhas das datas comemorativas, pois alguns clientes reclamam de que as ofertas são falsas e os produtos saem pelo mesmo valor de antes. 

Sendo assim, verifique a possibilidade de oferecer descontos reais e atrativos, para que os clientes comprem com você, e além disso, indique a sua loja para outras pessoas. 

Crie relações com o cliente a partir das datas comemorativas 

Dependendo do comportamento e das preferências do seu cliente, você pode investir na exclusividade em datas comemorativas, como por exemplo, aniversário dos seus clientes. 

Neste caso, você pode oferecer um brinde ou um cupom de desconto personalizado para esta data, criando o sentimento de exclusividade. 

Gere expectativa

A expectativa é um dos sentimentos mais importantes para as vendas, principalmente no que se fala de datas comemorativas especiais e eventos como a Black Friday. 

Sendo assim, você pode começar a lembrar os seus clientes e criar expectativa para a sua campanha, independente da data comemorativa. 

São exemplos de expectativa as contagens regressivas, ofertas antecipadas, cupons de desconto e promoções exclusivas que antecedem a data comemorativa. 

Mas claro, não entregue tudo ao cliente: reserve a melhor estratégia para a data em si, guardando o melhor para o final. 

Marketing digital é tudo nesse momento 

O marketing digital tem sido uma grande arma para as datas comemorativas, principalmente para campanhas exclusivas. 

Tanto no comércio digital quanto físico, é fundamental investir no marketing digital, para gerar o interesse dos clientes em consumir com você. 

Portanto, utilize as redes sociais, WhatsApp, e-mail e tudo o que puder para fortalecer a sua campanha. 

Personalize o seu site de acordo com a data em questão 

As datas comemorativas são consideradas especiais para os consumidores, e por isso, é importante chamar a atenção deles por meio do audiovisual. 

Sendo assim, adapte o seu site e as suas redes sociais de acordo com a data, criando um ambiente propício e que remeta àquele momento tão especial. 

Esteja preparado

Por fim, é necessário estar preparado para lidar com o volume de vendas nas datas comemorativas, principalmente em datas grandes. 

Por isso, verifique o quanto você poderá entregar ao cliente, os prazos de entrega, estoques e se a sua equipe dará conta de abranger todo o volume de trabalho da campanha. 

Além disso, verifique a capacidade do seu site de vendas nesta época, para que ele não caia nos momentos de pico, permitindo a compra segura e de forma rápida. 

Conclusão 

Trabalhar com as datas comemorativas exige tanto o planejamento prévio de todas as campanhas quanto a análise de conseguir lidar com os volumes de vendas. 

Por isso, busque sempre estar preparado para estas datas, para oferecer o melhor para o seu cliente e não ficar atarefado demais, de modo a afetar a operação do seu negócio.  

No mais, aproveite as datas comemorativas e as nossas dicas para vender muito mais, não somente nessas datas mas ao longo de todo o ano. 

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.

<small class="span-author">Autor</small><br>Valber Cunha

Autor
Valber Cunha

Valber Cunha, Analista de Sistema, Programador e empreendedor há mais de 10 anos. Formado em Bacharel em Sistemas de Informação com especialização em Marketing Estratégico e MBA em Gestão Empresarial pela FGV, autor, consultor, palestrante, estudioso de filosofia do comportamento humano e ativista social. Tem como missão pessoal “Transformar pessoas através do empreendedorismo, pois acredita que os empreendedores transformam o mundo”.