Você já ouviu falar de usabilidade nos negócios digitais, principalmente em e-commerces?
No artigo de hoje, vamos trazer todos os detalhes sobre a usabilidade e sobre como aplicá-la em seu negócio ou e-commerce.
O que é a usabilidade?
Antes de tudo, pense na seguinte hipótese: digamos que você vai à uma loja física, mas ao chegar lá, não encontra o produto que está procurando, muito menos a seção onde ele devera estar.
Além disso, também não encontrou ninguém para pedir ajuda e informações, e com isso ficou perdido e desistiu da compra.
No e-commerce não é diferente, e quando ele possui estes problemas citados acima, podemos dizer que o negócio está com problemas na usabilidade.
De modo geral, a usabilidade é o conjunto de atitudes e estratégias utilizadas para facilitar o acesso ao seu site, melhorando a experiência da compra do cliente.
Sendo assim, o objetivo da usabilidade é criar um meio seguro, rápido e simples para que o cliente realize as suas compras, facilitando todo o processo.
Além disso, a usabilidade traz diversas vantagens para o seu e-commerce, como por exemplo:
- Aumento da taxa de conversão;
- Melhora na fidelização do cliente;
- Aumento da autoridade no mercado.
Sendo assim, vamos falar sobre como aplicar a usabilidade em seu e-commerce.
Passo a passo para aplicar a usabilidade no seu e-commerce
Para aplicar a usabilidade em seu negócio, é necessário considerar alguns aspectos, para assim propor as seguintes práticas.
Compreenda o desejo do seu público
A base de qualquer negócio é compreender o desejo do público, para assim desenvolver as estratégias e aplicar a usabilidade.
Para compreender o seu público, você deve construir uma persona, tal como pesquisas os hábitos de consumo, desejos, vontades, dores e a sua localidade.
Tudo isso é muito importante para poder construir um e-commerce que atenda às necessidades do seu público.
Possua um layout organizado
Depois de saber para quem você irá vender, é necessário organizar o seu e-commerce e deixar tudo pronto para que o seu publico consiga realizar a compra.
Sendo assim, você pode criar um e-commerce com categorias e seções, facilitando o acesso do cliente aos produtos. Nesse sentido, você pode classificar os seus produtos da seguinte forma:
- Ordem alfabética, de cima para baixo;
- Ordem alfabética, de baixo para cima;
- Produtos mais relevantes;
- Produtos mais vendidos;
- Produtos mais baratos.
Contudo, essa organização dependerá de como o seu público prefere ver o seu negócio.
Invista no banner do seu e-commerce
Outro detalhe da usabilidade que exige a atenção é o banner do seu e-commerce. Algumas pessoas preferem o banner único, enquanto outras preferem o banner carrossel.
Entretanto, uma excelente opção de banner é o banner mosaico, que permite a exibição das categorias existentes em seu e-commerce, o que é muito melhor para a usabilidade.
Verifique e planeje a disposição dos seus produtos
Outro ponto essencial para a usabilidade é a disposição dos seus produtos e como eles serão organizados em seu e-commerce.
Sendo assim, é importante pensar: quais os produtos que você deseja que apareça primeiro?
Uma sugestão para essa organização é exibir primeiro os melhores produtos, ou aqueles que vendem mais, e organizando-os de acordo com os níveis de venda de cada um, incluindo os produtos vistos recentemente.
Essa organização pode melhorar a usabilidade do seu negócio, criando sugestões para o seu cliente no momento da compra.
Mantenha as suas informações atualizadas e organizadas
Quando falamos de informação, é importante que elas obedeçam a hierarquia e que estejam atualizadas e organizadas, para que o cliente não se perca em seu e-commerce.
Sendo assim, é essencial que você organize as informações, fazendo com que elas guiem o seu cliente de modo intuitivo, rápido e fácil, que são as palavras chaves da usabilidade.
Faça com que a sua página seja intuitiva e fácil de acessar
Outro detalhe que faz toda a diferença na usabilidade é uma página intuitiva, onde o cliente não tenha dificuldades em acessá-la.
Sendo assim, organize a sua página da seguinte forma:
- Redirecionamento com links que estejam funcionando corretamente;
- Espaço de buscas que sejam funcionais;
- Menu organizado e bem configurado;
- Informações claras e objetivas.
Todos os aspectos acima têm como principal objetivo direcionar o seu cliente de forma fácil e rápida até o momento da compra.
Deixe todas as suas informações claras
Falando de informações, é fundamental que o seu site contenha as informações muito bem-organizadas, claras, e, acima de tudo, atualizadas.
Isso é válido para as descrições dos produtos, campanhas, preços e, inclusive, as suas informações de contato, caso o cliente precise entrar em contato posteriormente.
Invista na identidade visual do seu e-commerce
Outro ponto muito importante da usabilidade é a identidade visual do negócio, principalmente pelo fato de que o seu cliente irá permanecer em seu site pelo visual.
Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica, portanto, invista em um layout limpo e de fácil acesso para que todos consigam acessar de forma fluida e rápida.
Além disso, manter a sua identidade visual também é fundamental para passar segurança aos clientes no momento da compra, para que eles não pensem que foram redirecionados para outra página.
Facilite o acesso ao seu e-commerce por meio de um layout responsivo
Outro detalhe que merece atenção é a questão da acessibilidade à sua página, e, por isso, é fundamental obter um site responsivo, que é aquele que é acessível a partir de qualquer dispositivo.
Por isso, escolha um layout que se adapte a todos os dispositivos, seja computador, celular ou tablet.
Otimize o seu checkout
É fundamental para a usabilidade a segurança no checkout, que é o momento da finalização da compra.
Sendo assim, facilite as etapas do seu checkout colocando-as em uma única página onde o cliente preenche os seus dados e finaliza o processo de forma prática e rápida.
Analise a usabilidade do seu e-commerce
Por fim, analisar a usabilidade é essencial para saber onde você deve melhorar, e um dos meios para fazer esta análise é por meio da análise do tráfego em sua página.
Sendo assim, verifique as suas taxas de conversão, níveis de acesso e de busca no Google, tal como o tempo que os usuários passam no seu site.
Conclusão
Para ter um e-commerce de sucesso, é essencial aplicar a usabilidade em seu site, facilitando o acesso e melhorando a experiência de compra para o cliente.
Por mais que o processo de aplicação exija bastante atenção e trabalho, os resultados são reais e elevam o seu negócio a outro nível, fidelizando o seu cliente.