Uma das maiores dúvidas no momento de criar um e-commerce é sobre qual plataforma escolher: uma plataforma pronta ou uma plataforma de e-commerce personalizada.
Uma plataforma de e-commerce personalizada oferece diversas vantagens para o seu negócio, não somente no aspecto visual, mas também nos aspectos funcionais.
Sendo assim, vamos falar sobre a importância e as vantagens desse tipo de plataforma para o seu negócio.
Importância da plataforma de e-commerce personalizada
O e-commerce tem crescido de maneira extraordinária no Brasil e, com isso, é necessário acompanhar o crescimento e inovar, principalmente na plataforma de e-commerce.
Sendo assim, existem diversos tipos de plataforma, que vão desde as mais simples até as plataformas totalmente personalizadas, criadas de acordo com a sua necessidade.
Dessa forma, para escolher qual a melhor plataforma para o seu e-commerce é necessário saber quais as suas necessidades e o quanto você está disposto a investir nela.
Contudo, uma plataforma de e-commerce personalizada é muito importante para o seu negócio por vários motivos, tanto no quesito segurança quanto na parte visual da sua loja.
Por meio de uma plataforma de e-commerce personalizada, você pode transmitir a sua imagem, fortalecendo a sua marca, além de ser possível criar um ambiente propício, de acordo com os seus objetivos e com a sua marca.
Além disso, este tipo de plataforma é essencial para o seu e-commerce por trazer segurança aos consumidores, potencializando as suas vendas e te dando um posicionamento melhor no mercado.
Sendo assim, vamos falar sobre as vantagens de investir em uma plataforma de e-commerce personalizada.
Vantagens de ter uma plataforma de e-commerce personalizada
A seguir, iremos falar sobre as vantagens em investir em uma plataforma de e-commerce personalizada, tanto para o seu negócio quanto para o seu cliente.
Personalidade e identidade visual
Investir em uma plataforma de e-commerce personalizada te dá a liberdade e a possibilidade de criar uma página de acordo com a sua marca e com a sua personalidade, valorizando a sua identidade visual.
Este aspecto é muito importante porque dá a oportunidade de fortalecer a sua marca, criando o seu site de acordo com as suas cores, ideias e organização dos produtos de acordo com a sua visão.
Além disso, com uma plataforma de e-commerce personalizada você pode cadastrar os seus produtos e organizá-los à sua maneira, de acordo com o seu público-alvo.
De modo geral, este tipo de plataforma valoriza o seu negócio e fortalece a imagem da sua empresa, já que as pessoas conseguem identificar que aquele é o seu negócio.
Visibilidade e presença digital
Outra grande vantagem de investir em uma plataforma de e-commerce personalizada é poder trabalhar com as estratégias de Search Engine Optimization (SEO).
Estas estratégias são fundamentais para os negócios online, principalmente por trabalhar ferramentas e meios para fazer com que o seu site apareça entre as primeiras buscas no Google.
Com este tipo de plataforma, você pode trabalhar palavras chaves e trabalhar com base nos itens mais pesquisados na internet, fazendo com que os clientes cheguem até você com facilidade.
Por isso, é extremamente vantajoso investir em uma plataforma de e-commerce personalizada, pois assim você reduz os custos com tráfego pago e impulsionamento nas redes sociais, obtendo bons resultados orgânicos.
Variedade nas opções de pagamento
Outra grande vantagem de plataforma de e-commerce personalizada é a possibilidade de desburocratizar os processos de compra, oferecendo mais opções ao cliente.
Sendo assim, este tipo de plataforma te possibilita várias opções de pagamento, como por exemplo:
- Pagamento com cartão de débito;
- Pagamento com cartão de crédito;
- Pagamento misto, com dois cartões ou dois tipos de cartão;
- Pagamento com boleto;
- Pagamento via PIX.
Tudo isso é muito importante para facilitar o momento de compra e evitar a possibilidade de abandono do carrinho, pois quanto mais burocrático for o pagamento, maior a possibilidade de desistência.
Outro detalhe que também faz a diferença no momento da compra, e que a plataforma de e-commerce personalizada oferece, é a possibilidade de personalizar o tipo de entrega.
Assim, você pode oferecer mais de um tipo de entrega, onde o consumidor escolhe o valor e o tempo a ser pago, conforme a sua necessidade e desejo de receber o produtor.
Todos esses pontos podem ser decisivos no momento da compra e da escolha da loja, já que a tendência do consumidor é optar pela loja com melhores opções de pagamento e entrega, principalmente no caso do e-commerce.
Segurança para os seus clientes
Um dos pontos cruciais para o comércio na internet é oferecer segurança para o seu cliente, tanto no momento da navegação quanto no momento da compra, já que você lidará com informações pessoais do seu cliente.
Assim, uma plataforma de e-commerce personalizada oferece aos seus clientes a segurança e a imagem de uma empresa confiável para fazer as suas compras e pagamentos.
Além disso, este tipo de plataforma também é mais segura contra possíveis ataques e invasões.
Plataforma responsiva
Por último, mas não menos importante, uma plataforma de e-commerce personalizada também é vantajosa pelo fato de que permite a acessibilidade.
Ou seja, uma plataforma acessível é aquela que possibilita o acesso a partir de qualquer dispositivo, seja ele celular, computador ou tablet.
Assim, em qualquer dispositivo, a plataforma de e-commerce personalizada funcionará muito bem a partir de qualquer lugar, possibilitando a compra de forma segura e acessível.
Quanto maior for a acessibilidade e a comodidade para o cliente, maior será a possibilidade do seu cliente comprar em sua loja, já que pode comprar de qualquer lugar.
Outro detalhe que faz toda a diferença é uma plataforma com o layout limpo, informações organizadas e com todas as informações necessárias à compra, criando uma experiência de valor para o cliente.
Conclusão
Nesse sentido, é possível perceber que uma plataforma de e-commerce personalizada é muito importante para o sucesso do seu negócio, tanto na questão da marca quanto na questão das vendas.
Por isso, por mais que esse investimento seja muito mais alto do que uma plataforma pronta, ela oferece maior segurança e comodidade, tanto para o seu negócio quanto para o cliente.